A Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD - UNESP criou o Programa Núcleos de Ensino em 1987, com a finalidade de defender e contribuir com o ensino público.
Os Núcleos de Ensino têm por metas prioritárias a produção de conhecimento na área educacional, a formação inicial de nossos alunos nos diferentes cursos de graduação e a formação continuada dos docentes em exercício, pautadas pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
De autoria dos docentes pertencentes à Unesp, os projetos devem estar articulados com profissionais vinculados às escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio ou ainda, serem elaborados por docentes da Unesp que se interessem em desenvolver projetos no âmbito da Universidade.
Com tal formato, os projetos visam co-responsabilizar as instituições partícipes pela qualidade e constante inovação da educação pública, desenvolver ações e práticas de caráter disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, bem como novas experiências pedagógicas e práticas inovadoras, em termos de:
Estabelecer parcerias com prefeituras, diretoria de ensino, escolas estaduais e municipais.
Estimular, desenvolver e manter o trabalho em equipe e multiequipe, a fim de possibilitar estudos teóricos e práticos, em diferentes especialidades para a educação.
Formar profissionais competentes, futuros egressos, em consonância com as transformações sociais e tecnológicas.
Desenvolver competências docentes relacionadas às suas tarefas de educadores, vistas pela ótica do ensino das disciplinas que lecionam, da aprendizagem dos seus alunos com formação adequada a mudanças que a sociedade nos coloca.
Desenvolvimento de programas, cursos, oficinas pedagógicas e de outras atividades relevantes à educação e ao desempenho do profission.
Desenvolvimento de temas significativos para a educação e para a política educacional paulista e brasileira.
Os projetos deverão estar enquadrados em pelos menos um dos itens a seguir:
I) Processos de ensino, de aprendizagem dos componentes curriculares;
II) Metodologias do ensino inovadoras;
III) Produção de materiais didáticos inovadores;
IV) Tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais;
V) Estrutura, gestão e relações humanas na escola;
VI) Elementos históricos e culturais brasileiros;
VII) Educação inclusiva;
VIII) Atuação na pandemia da COVID-19.